O que é avatar, e qual a importância dele no seu negócio

 

O que é avatar?
Se você tem um negócio, seja ele online ou não, primeiro de tudo precisa saber muito bem o que é avatar. Mas se você tiver um negócio online, essa necessidade é ainda maior.

Quando trabalhamos na internet, usamos na grande maioria, a estratégia de marketing de conteúdo. Que nada mais é do que você entregar conteúdo gratuitamente que vá ajudar de fato a sua audiência. Assim você atrai pessoas pelo conteúdo e converte em vendas.

 

O sucesso do marketing de conteúdo começa com saber como encontrar seu avatar. Afinal, como você pode começar a criar conteúdo antes de saber quem é seu público ideal?
Um bom marketing de conteúdo leva tempo.


Você não pode perder esse tempo criando conteúdo que não está perfeitamente focado em seu avatar. Você precisa descobrir quem são essas pessoas. Mas como?

E é disso que vamos falar aqui.


O que é avatar


Avatar nada mais é do que a junção de todas as características do seu cliente ideal em uma única pessoa. Você vai imaginar como seria aquela pessoa que com certeza compraria.


É como se você conseguisse visualizar a pessoa exata que ao ler um conteúdo seu seria tocada. Se conectasse com tudo que você escreve, ou fala, etc.


Avatar é diferente de público alvo


Você viu acima o que é avatar, e entendeu que se trata de uma pessoa. Enquanto no público alvo se trata de um grupo de pessoas.


Vou te dar um exemplo para que fique mais fácil. Vamos imaginar uma situação, supondo que você decida trabalhar com emagrecimento como nicho de mercado.


Seu público alvo poderia ser: Mulheres, com idade entre 25 e 35 anos de idade. Que querem emagrecer rápido e sem dietas rigorosas.


Agora vamos imaginar um avatar: Camila, 28 anos, quer emagrecer 5 quilos e acabou de ter bebê. Não quer fazer dietas rígidas pois está amamentando. E além disso, não tem tempo para ir a academia.

Percebe como é mais específico?


Por que definir o seu avatar?


Agora que você entendeu o que é avatar, deve estar se perguntando: Pra que definir um avatar? Como isso pode ajudar em meu negócio?


Vou te explicar!


Quando você entende claramente seu avatar consegue se comunicar de forma mais assertiva. Cada conteúdo seu gera uma conexão gigante com seu leitor, caso ele seja o seu avatar ideal.


E quanto mais conexão, mais ele confia em você, e é claro que quanto mais ele confia, mais compra.


Entendeu o motivo?


Como entender seu avatar


Entendido e compreendido o que é avatar? Agora comece por fazer algumas perguntas simples. Estes podem incluir:

  • Quais problemas o produto ou serviço da minha empresa resolve?

Se você já está no mercado há algum tempo, deve entender o motivo pelo qual seu produto ou serviço existe.

Seu conteúdo também deve estar relacionado a esse propósito.

  • Quem são nossos clientes atuais?


Se você não tiver certeza de quem compra seu produto ou serviço, alguém em sua organização quase certamente o fará.


Considere perguntar a sua equipe de vendas sobre essas informações. Também pode ser necessário segmentar seus tipos de clientes. Por exemplo, você pode categorizar os clientes com base na localização, no orçamento ou nas necessidades.

  • Quem é meu concorrente?

 

É provável que você saiba quem são seus concorrentes óbvios. No entanto, algumas pesquisas rápidas no Google e nas mídias sociais podem revelar muitas vezes uma competição que você pode não estar ciente.

Tente pesquisar uma ou duas palavras-chave relacionadas ao seu setor. Veja quais empresas aparecem. Procure suas páginas “Sobre nós” e descrições de recursos. Esta é uma maneira fácil de desenvolver uma ideia de quem é sua concorrência e rápido.

  1. O que os clientes podem ganhar ao nos escolher (em vez de um concorrente)?
  2. Quais características você oferece que ninguém mais faz?
  3. Existe algo que você possa fazer melhor do que qualquer outra pessoa?


Veja o que mais você precisa saber:

Mais alguns detalhes para definir seu avatar:

  • Quem é:
  • O que faz:
  • Quando compram:
  • Onde vão:
  • Por que compram:
  • Gênero:
  • Personalidade:
  • Vida familiar:
  • Tipo do trabalho:
  • Função de trabalho:
  • Localização:
  • Renda:
  • Necessidades:
  • Pontos de dor:
  • Desafios:


Cada tópico desse pode virar vários tipos de conteúdo diferentes. Quando você trabalhar dores e desejos do seu avatar, seu conteúdo finalmente  se tornará altamente atrativo.

O curso do Alex Vargas te ensina passo a passo como fazer todo tipo de pesquisa sobre  o seu avatar e muito mais, clique e conheça. 

                                                                    Quero Conhecer

Concluímos que…


É essencial que você entenda o que é avatar e para que serve. Portanto quanto mais detalhes você tem sobre seu avatar, mais bem direcionado é o seu conteúdo.

Acima de tudo, quanto mais bem direcionado for seu conteúdo, mais vendas você faz.

Agora que você já entendeu tudo isso, é hora de botar a mão na massa e definir o seu avatar. Caso já tenha isso definido, talvez seja hora de rever alguns detalhes.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo e se gostou o que acha de compartilhar em suas redes sociais?

Quer me conhecer um pouco mais, acesse meu instagram, la ajudo a entender ainda mais sobre avatar.  fabiobezerrapro


Um abraço, e até a próxima.

Mais um presente pra você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *